Saturday, January 15, 2011

"Sempre é hora de fazer o que é certo” (Martin Luther King Jr.)

Vendo as imagens de Teresópolis, Suzano, vendo os barrancos desmoronarem, casas debaixo de 4 metros de água, corpos sendo levados pela correnteza das águas, sujas de lama, conduzindo os sacos de lixo e os corpos dos cachorros; enquanto via tudo isso me percebi numa ira violenta contra essa verdade da desigualdade que engolimos com um chop e pensamos: que tristeza...
é, que tristeza. que tristeza o desamparo público, que tristeza que sejam sempre essas pessoas que sofrem as falhas do país. porque a gente sabe que o sistema de saúde é deficiente, que o ensino é problemático, que a infra estrutura é sucateada, que os transportes públicos mais cansam os pés dos que trabalham do que os descansam depois do trabalho. a gente sabe de tudo isso mas vive fora. eu não preciso do sistema de saúde, do ensino público, não preciso pegar 2 ônibus por dia, nada, nada: eu não sou obrigada a lidar com o lado problemático dessa política.
o que me revolta é que tem gente que tem. são sempre eles que tem as casas destruídas, que ficam 5h parados no trânsito em um ônibus lotado, são eles que esperam 8 meses por uma consulta, são eles, são eles que choram agora enquanto eu sento no sofá da minha sala que não alaga pra escrever e me lamentar sobre tudo isso.
eu não entendo como isso não gera uma comoção nacional, um sentimento de solidariedade em todo mundo. na verdade, não entendo também o que esperava que acontecesse. esperava, é claro, que houvesse o amparo político pra todos esses que sofrem. os que me representam ali em cima, tudo que espero deles é que sejam justos, sejam coerentes, sejam pais de um país inteiro, e não só de si mesmos. que se dane a decoração nova da câmara, que se danem os feriados dos dislexos, a tentativa de enriquecer mais do que já são ricos. PRECISA MESMO DISSO? não tem vergonha, não tem noção de humanidade, não tem vontade de que todos tenham a possibilidade de uma vida digna? não tem desejo de mudança, não tem sentimento de pena? nem que seja pena, pode ser pena...depois de ver a vida de todas as pessoas ser destruídas pela água, essas pessoas que depois de enfrentarem todos os problemas desse sistema, ter tudo destruído, até lhes restar somente A VIDA?
eu não compreendo. eu não entendo. eu não sei ONDE ELES ENFIARAM A HUMANIDADE
onde tá a humanidade nesse país????????????????????????????

1 comment:

gabalp said...

estaria no programa do Gugu?