Saturday, November 22, 2008

Inconstitucionalissimamente

Não sou muito convincente quando disserto sobre os problemas do mundo. Sei ser mais persuasiva quando tenho alguém pra conversar. Convencer.
Mas posso dizer uma coisa que sei q nao preciso explicar a fundo. Não que eu queira ser rasa, mas devo alertar que a minha revolta não é patriota, conservadora, liberal, esquerdista, naturalista ou qualquer outro rótulo que nos dão como se fôssemos couple nouddles. Minha revolta é com os que fazem as coisas 'a qualquer custo'.
Piadas a qualquer custo, dinheiro a qualquer custo. Esses é meu maior problema: A capacidade moral de quem faz piadas em cima de um preconceito infundado ou que já foi afundado com o tempo. Vivemos em outro século. E nesse século, vivemos num sistema onde tem de haver lucro a qualquer custo. Matar para lucrar, demolir para lucrar, machucar para lucrar, poluir para lucrar, incendiar para lucrar. E o governo devia estar lá para cuidar de nós. Zelar por nós.
Eu não quero que meu governo busque lucros pro meu país. Eu quero que as pessoas que nele vivem, vivam - não sobrevivam. Tenham saúde, mesmo sem lucros. Tenham educação, pr'além dos lucros. Eu espero do governo o que os cristãos esperam de Deus. Espero do governo a salvação burocrática que os evangélicos esperam que seja divina.
Espero o respeito a qualquer custo. Espero que a energia renovável tenha mais espaço do que a nuclear. Espero que as casas não sejam capazez de ser destruídas pelo vento. Espero que os animais tenham direitos de dividir esse espaço. Espero que as pessoas venham em primeiro lugar. Espero qualidade de vida. Espero que não sejam injetados tóxicos em todos nós que convivemos com produtos que passaram por processos sujos. Espero que alguém descubra o que fazer com lixo, e não como unir a máquina de lavar à secadora. Espero que os jornais mostrem a verdade. Que as pessoas não se vendam. Que as pessoas não se comprem. Que não precisem se vender. Que não queiram se vender. Espero que saneamento básico seja tão universal quanto as compras. Espero que não haja intervenção militar em lugar algum. Que não se domine um lugar por recursos naturais. Que não haja hierarquia de raça. Que haja respeito.
Eu espero Respeito.

No comments: